Sobre Respeito – Bullying


“- Vocês, rapazes não detestam quando uma moça se joga em cima de vocês do jeito que ela fez?

– É creio que sim.

– Tenho certeza, Ted! Ela estava flertando com você descaradamente!

– Algumas garotas são assim.

– Mas Ted, ela é tão vulgar! Viu como a maquiagem dela está carregada? Que cara de bolo enfeitado!

Ted parou bem na frente de um restaurante mexicano. Levantou o queixo de Cris e lançou-lhe um olhar penetrante. E nua voz que a abalou e ao mesmo tempo derreteu seu coração, ele disse:

– Cris, vou lhe dizer uma coisa que espero que você nunca esqueça.

Seu toque no queixo de Cris era suave, mas firme e decisivo. Ela sabia que ele iria dizer algo que marcaria sua vida.

– Foi Deus que fez o rosto dela.

Cris piscou, tentando entender o significado do que ele dizia.

– Deus a criou, Cris. Foi Deus que fez o rosto daquela garota. Fico muito chateado quando alguém debocha de algo criado por Deus.

Ele soltou-a, mas Cris permaneceu imóvel tentando conciliar as palavras dele com as suas próprias emoções em ebulição. E como que acrescentando um P.S., ele completou:

– Não entende? As pessoas olham o exterior, mas Deus olha o interior, o coração.”

………………………………………………………………………………………………………………………………………

bullying-1

bullying-2

Bullying pode causar “depressão”

Há muitos anos atrás quando li este trecho do livro da Série Cris não dei muita importância, mas hoje relendo com mais calma compreendi o que a autora estava querendo passar para seus leitores. Muitas vezes em nossas vidas acabamos vivendo algo parecido com que a personagem viveu na história.  Quem nunca se pegou em algum momento ou situação criticando ou debochando e falando mal de alguém? Isso acontece por que somos pecadores e imperfeitos.  Falar mal de alguém, debochar, fazer piadas de mau gosto, criticar as pessoas pela forma como ela se veste, se comporta, ou a maneira dela conversar, estilo de vida como usar piercings, tatuagens, corte de cabelos etc. Pior ainda quando falam de alguém que tem deficiência física ou problemas de saúde como o trecho narrado na história em que um garotinho sofre bullying por usar óculos. Se você nunca passou por isso então não sabe como é horrível quando alguém debocha de você e te transforma num motivo de piada para a escola toda. Esse tipo de coisa é muito grave e deixa marcas profundas na pessoa e causa um trauma muito grande muitas vezes levando a pessoa ao suicídio ou até mesmo cometer crimes em nome de vingança. O que realmente aprendi é que nós devemos respeitar as pessoas e trata-las como gostaríamos de ser tratados. Não importa se ela usa maquiagem carregada, piercing, tatuagem, cabelos coloridos ou Black Power. Não importa se ela usa óculos, aparelho dentário ou se ela é gaga. Somos todos filhos de um mesmo Deus, pecadores e imperfeitos. Não se deve julgar, criticar e debochar só por ela ser diferente de você. Há uma história detrás de cada pessoa, há uma razão pela qual cada um é como é.  Lembre-se respeito se conquista com respeito.

bullying-3

Somos todos filhos de um mesmo Deus. Diga não ao bullyng!

Trecho do livro Coisas do Coração escrito por Robin Jones Gunn.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Leia também:

3 Comentários

  1. Rafaela Arnoldi 30/09/2016 / 5:12 pm

    Empatia é o termo fundamental para vivermos em sociedade. Intolerância, a qualquer coisa, só leva o mundo para pior do que já está! <3

  2. Bruna_cezar 30/09/2016 / 9:23 pm

    Falar de bullyng e muito difícil PRa maioria das pessoas porque muita gente sofre ou ja sofreu bullyng.

  3. Andressa Moreira 01/10/2016 / 3:09 am

    Quem nunca fofocou do outro ou teve pensamentos mesquinhos que atire a primeira pedra!! Tenho tentado eliminar o máximo esses pensamentos que nos ocorrem sempre que posso… não devemos fazer para o outro o que não queremos para nós mesmos! Esse seu texto é muito real.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *