O nosso estilo de vida diz muito sobre nós mesmo e também apresenta uma espécie de radiografia sobre como anda a nossa saúde.
Para evitar problemas cardíacos, por exemplo, doença que mais mata ao redor do mundo, é preciso uma combinação de prática de atividade física, alimentação e hábitos saudáveis, como não fumar e controlar o consumo de bebidas alcoólicas.
Estima-se que, no país, 300 mil pessoas são vítimas de infartos todos os anos. É um dado bastante alarmante.
Confira neste artigo, 5 Dicas para evitar problemas cardíacos:
1 – Escolha bem seus alimentos
Pessoas que consomem muita carne vermelha, doces e gorduras ruins em geral, tendem a sofrer mais com as doenças do coração. A nossa alimentação é a base para que possamos ter mais saúde e qualidade de vida. Opte pelos alimentos naturais, como verduras, frutas, legumes e prefira as carnes brancas, como peixe e frango, pois elas possuem menos gordura.
2 – Pratique atividade física regularmente
Caminhada, bicicleta, corrida, jogar futebol, vôlei… Movimentar o corpo é mais uma forma de não sofrer com os problemas do coração. Se possível, se exercite todos os dias. E não se esqueça de realizar Exames Cardiológicos para averiguar a saúde do coração.
3 – Realize check up médicos
Pelo menos de seis em seis meses, faça um check-up para controlar os níveis de colesterol, açúcar no sangue, e ver como está sua saúde em geral. No caso dos exames para o coração, o Eletrocardiograma e o Ecocardiograma estão entre os mais importantes e que o médico deverá solicitar.
4 – Atenção ao cigarro e álcool
Todos sabemos o quanto o uso excessivo de cigarro e álcool faz mal para a saúde, e o coração sofre ainda mais com esses hábitos ruins. Então, para evitar problemas cardíacos, fique bem longe do cigarro e modere no álcool.
5 – Controle o estresse
Outro fator de risco para o coração são os níveis de estresse. Quando o indivíduo está muito ansioso, o organismo produz hormônios prejudiciais e que afetam diretamente a saúde do coração. Por isso, nada de se aborrecer e se preocupar à toa. Pratique ioga, exercícios de respiração e demais atividades que ajudam a diminuir o estresse.