Onde estão as crianças?


Nestes últimos tempos tenho observado a programação infantil na tv e cheguei a seguinte conclusão: “Onde estão as crianças?”

Tenho achado a programação infantil muito fraca e “sem graça”. É  que antigamente os programas infantis  tinham participação de crianças e era bem animado! Os apresentadores conversavam com as crianças, ensinavam artesanato, brincavam ( de onde vocês acham que as professoras tiravam idéias para as brincadeiras de gincanas escolares?) e é claro tinham os desenhos que a garotada adorava!

E hoje onde as crianças estão? com certeza na frente de um computador ou com um Ipod escutando músicas com teor apelativo.

Não me levem a mal mas é que eu sou de um tempo em que criança brincava com criança, criança se vestia como criança, criança escutava música de criança…

Hoje o que se vê na televisão são poucos programas infantis onde um ou dois apresentadores conversam com a câmera num cenário vazio. Alguns tentam conversar com crianças no telefone pra dar um pouco de vida mas na minha opinião não conseguem, os desenhos são surreais e violentos. A falta de criatividade é tanta que alguns apresentadores se vestem como personagens de filmes e seriados antigos!

Alguns programas do passado:

Até Silvio Santos já apresentou programa infantil!

Programas de hoje:

Nota 10 para o programa Dia Dia da Band que já conseguiu levar crianças para o estudio.

Leia também:

4 Comentários

  1. Dani Euriques 10/03/2010 / 1:16 pm

    Não consegui assitir aos vídeos (aqui no trabalho é bloqueado) mas concordo com você. Os programas infantis de antes eram muito melhores do que os de hoje, e não adianta as emissoras tentarem fazer os programas como antes, porque não dá audiência. As crianças de hoje não se atraem por coisas infantis. Elas estão acostumadas a ver as novelas, onde só aprendem os valores invertidos que são apregoados pela mídia. Fico pensando, quanto tiver filhos, vou procurar controlar o que assistem na tv, aliás, não vou permitir que fiquem durante muito tempo passivos diante da tela. Quero que eles aproveitem muito essa fase maravilhosa brincando, correndo, jogando joguinhos de tabuleiro, sendo saudáveis.

    Beijo,
    Dani Euriques

  2. Greice 10/03/2010 / 8:20 pm

    Ah eu amava a mara Maravilha, a Xuxa, O bozo, A Vovó mafalda, eram tempos ótimos. Sou viciada em desenhos, mas não esses moderníssimos, de robôs e coisas assim. Gosto de pica-pau, de meninas superpoderosas, de padrinhos mágicos…Essa ainda é minha infãncia!

    Lindo o post e a matéria deliciosa!
    Beijos
    Greice

    http://promoseartes.blogspot.com/

  3. Cíntia Mara 13/03/2010 / 3:25 am

    As crianças que poderiam estar nesses programas estão muito ocupadas interpretando monstrinhas na novela das 21h!!!

    Nem sei a quantas anda a programação infantil na tv, porque nunca estou em casa pela manhã. Mas outro dia eu comentei com as meninas sobre o que as crianças de hoje ouvem. Não existem mais aquelas músicas infantis que a gente lembra com tanto carinho. Assim como não existem mais tantos brinquedos, os comerciais de que nos lembramos até hoje, os livros coloridos de contos de fadas que me ensinaram a gostar de ler. Não q eu seja contra a tecnologia, pelo contrário. Mas concordo que as crianças de hoje estão perdendo a melhor parte do que poderia ser a infância.

    Bjos

  4. Mariely 14/03/2010 / 3:06 pm

    Os programas de hoje são podrinhos, muito fracos, nada comparado a superprodução dos anos 80 e 90.
    Não sei como as crianças de hoje gostam desses programas.
    Ah sim, você podia ter colocado o vídeo da porta dos desesperados e da Vovó Mafalda.. hahaha
    Bjins

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *