Falência da TV Cultura é o fim da infância


Essa semana assistindo o Programa Todo Seu da Gazeta fiquei sabendo que a Cultura iria demitir 80% dos seus funcionários, na sexta- feira nossa professora de mkt entrou na sala e começou a aula um pouco revoltada e disse pra turma aquilo que eu já havia ouvido na tv. A turma ficou triste e começou a lembrar de programas como Glub Glub, Castelo Rá Tim Bum e Cocoricó, por fim ela disse que com o fim da tv Cultura seria como se a memória de nossa infância tivesse morrido!

Então resolvi fazer uma busca na net pra ficar por dentro do assunto e acabei ficando mais triste e revoltada!

Que eu saiba a Cultura é ou era o único canal decente da tv aberta que  ensina e educa e não passa bandalheiras.

Por isso vou listar alguns programas que me marcaram e que marcaram também o pessoal da classe:

Catavento

Esse programa era destinado para crianças em idade pré escolar e estreou em 1985. Ele tinha apoio de pedagogos e psicólogos e tinha o objetivo de desenvolver conceitos, habilidades e aptidões necessárias para que a criança pudesse superar as falhas no seu desenvolvimento intelectual e psicomotor preparando-a para a alfabetização.

Tinha brincadeiras, dramatizações, canções, bonecos e animações. Como não pude fazer a pré escola tudo o que aprendi foi no Catavento!

Bambalalão

Esse foi um enorme sucesso que marcou a vida de muita de gente. Ele teve estréia em 1977 e era gravado só depois em 1982 que passou a ser ao vivo. O programa era voltado para crianças de 5 a 10 anos e tinha como proposta transmitir educação informal pela tv.

Tinha jogos, brincadeiras, mímica, teatro e canções infantis. Minha parte favorita era quando a Gigi narrava as estórias e a turma encenava e no final ela soltava a famosa frase: ” Essa história entrou por uma porta e saiu pela outra e quem quiser que conte outra!”

Rá Tim Bum

É  a estória de uma família que liga a tv e participa do programa. Ele foi produzido de 1989 a 1992 e já até ganhou quatro prêmios internacionais e dois nacionais de melhor programa infantil. Era feito para crianças na fase pré alfabetização e passava noções de higiene, ecologia, cidadania, português, matemática e etc. Tinha teatro, vídeo e música. Minha parte favorita era: “Senta que lá vem estória!”

Glub Glub

Era apresentado por dois peixinhos chamados Glub e Glub que tinham como amiga uma carangueja chamada Carol. Eles viviam mil aventuras no fundo do mar e contavam sobre a vida marítima para as crianças. Tinha desenhos divertidos! Glub Glub foi produzido de 1991 a 1994 e em 2006 passou por uma reformulada!

Cocoricó

Cocoricó estreou em 1996 e era feito para crianças em idade pré escolar. Ele passava noções de amizade, cidadania, solidariedade, matemática, estações do ano, clima e comidas típicas.  Tinha desenhos importados da Alemanha, França e Inglaterra. Quem apresentava o programa era Júlio

e seus amigos animais: o cavalo Alípio, a vaca Mimosa, os papagaios Kiko e Kako, as galinhas Lola, Zazá e Lilica, o galo Galileu e os vilões Dito e Feito. O cenário era um curral de uma fazenda. Em 1996 Cocoricó foi eleito o melhor programa infantil pela APCA ( Associação Paulista de Críticos de Arte) e em 2004 ganhou o prêmio de melhor programa infantil para crianças zero a seis anos no Festival  Prix Jeunesse Iberoamericano, no Chile.

Olha gente se eu for citar aqui neste post todos o bons programas deste canal não vai caber! Por isso prometo que farei uma segunda sessão!

Leia também:

5 Comentários

  1. Vagner Pereira 11/08/2010 / 10:22 pm

    Olá Kelly o/
    Ao ver a notícia realmente achei que a cultura fosse reformular muita coisa, mas hoje li a uma entrevista que explica tudo que estava realmente acontecendo.
    As propostas de mudanças, pelo que notei, já vem ocorrendo há algum tempo. Programas como, Login, Manos e Minas e o novo Vitrine são um exemplo disso. O que eles pretendem e dar uma cara nova a TV cultura para conseguir mais audiência. Além dos “novos” programas eles irão contratar apresentadores já famosos e mudar o estilo dos telejornais. Na entrevista dizia que a cultura possui 2.200 funcionários, já a Band 1200 e faz mais sucesso que eles, mas que no momento não há previsão de demissão.
    Apesar das mudanças a Cultura não vai se tornar uma emissora de bandalheiras, como você disse. E se parar para pensar, a cultura sempre fez reformulações, os programas listados por você já não são mais exibidos, ao menos em TV aberta e não sei se passam no canal RA-TIM-BUM.
    E acho que a cultura jamais vai deixar de transmitir programações educativas e culturais, tanto que pretendem criar um programa apenas para exibir o acervo que eles possuem. Bom, na verdade já fazem isso né.

    Obs: Falto o Pequeno Urso em sua lista, haha, apesar de não ser uma produção da cultura acho que todos assistiam, confesso que gostava bastante! =D =P

  2. Lilian Britto 13/08/2010 / 8:02 pm

    Eu assisti muito Bambalalão e Glub Glub e meu filho caçula se amarrava em Cocoricó qdo era menorzinho. A TV Cultura traz um tipo de diversão sadia, dessas que vc não precisa verificar o q seu filho está vendo a todo momento, porque tem credibilidade, nos passa total confiança.
    Triste isso. É a falência da infância com toda certeza.

  3. karla thais 04/07/2011 / 2:32 pm

    fico muito triste com essa noticia, minha infancia foi muito colorida pela programaçao da tv cutura.meus primos que estao com idade de 35 anos ate meus priminhos com idade de um aninho tambem vao sentir muito.Que pena sera que alguem poderia resgatar infancias?

  4. Antonia 14/08/2015 / 12:35 am

    Queremos a TV Cultura viva e forte, para alegrar as nossas crianças e também a nós.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *