Como jogos ajudam no desenvolvimento infantil


Quanto tempo seu filho passa em frente ao videogame? Qual foi a última vez que ele falou sobre ter participado de algum jogo na escola? Você costuma brincar com seu filho?

Essas perguntas parecem simples e rotineiras, mas podem nos ajudar com o desenvolvimento infantil das nossas crianças.

Os jogos para crianças estão entre as brincadeiras favoritas dos nossos filhos, sejam eles jogos de video game e computador, ou jogos como o jogo de quebra cabeça ou jogo da memória, com o qual muitos dos pais estão mais acostumados.

Além de serem divertidos e renderem longas horas de brincadeira e diversão, os jogos também são importantes ferramentas para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.

Como jogos ajudam no desenvolvimento infantil
Foto: Araquarela

Podemos dizer que os jogos exercem uma importância tão grande na vida de uma criança quanto os Livros infantis, uma vez que ambos servem de porta para a imaginação e brincadeira.

Contudo, vamos deixar os livros para crianças para outra hora e focar nos jogos infantis: você já parou para pensar em como um simples jogo pode ajudar no desenvolvimento da criança?

Todo jogo é uma brincadeira de estratégia. É preciso raciocinar e tomar as decisões corretas para se chegar a um objetivo, vencer uma partida, ganhar pontos na rodada e outras vitórias referentes ao tipo de jogo que seu filho está jogando.

Embora tudo seja diversão para as crianças, o simples fato de exigir um raciocínio estratégico faz com que nossos filhos desenvolvam seus instintos cognitivos e persistam em busca de seu objetivo.

Outro ponto vantajoso a respeito dos jogos infantis está na interação que ele promove entre as crianças, ensinando a elas a lidar com competitividade e perda, já que nem sempre é possível ganhar todas as partidas ou rodadas.

Os jogos exercem uma grande influência no desenvolvimento dos nossos filhos durante o crescimento. Com moderação e supervisão, todo passatempo é recomendado. Lembre-se disso e participe da próxima rodada do jogo favorito do seu filho. Ele irá adorar!

Leia também:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *